Festa da Cabra e do Canhoto

 

Seja o primeiro a comentar.

Tradição com ligação às celebrações Celtas de Samhain que significavam o final do Verão e início do Inverno. Significava a abertura do portal entre o mundo dos mortos e o dos vivos. Nesta noite a aldeia fica iluminada por uma fogueira gigante, atuações celtas e muito misticismo por todo a aldeia e recinto do evento.

FESTA DA CABRA E DO CANHOTO de Cidões vai-se realizar na Aldeia de Cidões – Vinhais – Bragança – Portugal, no dia 29 de outubro!

Cidões é uma aldeia com apenas 18 residentes, mas nesta noite junta milhares de pessoas!

À VOLTA DE UMA GIGANTESCA FOGUEIRA, precisamente na noite de Halloween. Podemos dizer que foi em festas como esta que surgiu a tradição do Halloween e se espalhou para o mundo através dos Celtas. A Zona de Trás-os-montes foi habitada pelo polvo Celta. Este povo era constituído por várias tribos. Uma delas, os Zoelas ocuparam, a região de Bragança e Vinhais até às Astúrias. A eles se deve esta tradição. Acendiam uma grande fogueira para se despedirem da estação Clara – o bom tempo e prepararem-se para a estação escura – o mau tempo.

Era uma noite onde eram invocadas todas as energias positivas que a natureza podia dar. Ainda hoje em muitas aldeias do Norte de Portugal e de Espanha acendem-se fogueiras nesta noite. Em Cidões sempre se fez esta festa nesta noite!

Essa noite começa com a cerimónia ritual de Ascensão da Lua e do Pôr-do-Sol. Depois, acende-se pelas Deusas Celtas a gigantesca fogueira onde é queimado o CANHOTO ou demónio (tronco de árvore de 10 toneladas que simboliza o demónio). Queima-se também um enorme Bode construído pelas crianças e jovens da Escola Secundária de Vinhais.
Queimamos o Bode e comemos-lhe a Mulher que é a cabra Matchorra ou infértil! Este ano temos 13 cabras para serem cozinhadas nos potes à volta da Fogueira. À boa maneira Celta temos bailarinas Celtas que irão apresentar danças Celtas, cuspidores de fogo, Grupos de Gaiteiros e bombos e no fim, de forma apoteótica chega o CARETO, em cima do carro de bois a cantar. a ALDEIA VAI ESTAR TODA ILUMINADA, BEM COMO A PONTE E O PERCURSO ATÉ CIDÕES.

Queremos entrar na estação escura e despedirmo-nos da estação clara.

Fonte: http://www.rotaterrafria.com/frontoffice/pages/330?geo_article_id=7793

image