A Igreja da Misericórdia terá sido construída no mesmo local em que foi inaugurado o primeiro hospital dos Açores. O hospital surgiu devido a um compromisso da confraria do Santo Espírito, na data de 15 de março de 1492, sendo um dos seus fundadores o conhecido João Vaz Corte Real, Capitão do Donatário de Angra e descobridor da Terra Nova.
O primeiro templo começou a ser construído no final do século XV, onde ficava o Santo Espírito. Somente no século XVIII se deu a construção do atual templo da Igreja da Misericórdia, agregada com a confraria existente. É possível observar, frente a frente, os dois altares: à esquerda o do Espírito Santo e à direita do Santo Cristo das Misericórdias.
As fachadas da igreja são rebocadas e pintadas, causando grande impacto pela sua robustez. Também são interessantes os trabalhos de talha, as imagens, a tela que representa a descida do Espírito Santo sobre a Virgem e os Apóstolos e os bonitos painéis de azulejos próprios do século XVIII.
Destacam-se, ainda, as “catacumbas”: galerias abertas por baixo do piso para inserir colunas de aço e garantir a sustentação do templo.
Fonte: https://byacores.com/igreja-da-misericordia-terceira/